Header Ads

Hoje já?


Como um bom Nsolongo e um autêntico Angolano, fiz como a maioria fez. Acordei cedo, escrevi mensagens, fiz ligações a diversas mulheres com quem tenho uma relação de proximidade. Regozijei-as por um dia tão especial e memorável.

Disse-lhes em palavras escritas e orais, o quanto elas são importantes. Gabei o seu contributo, sua luta; Lamentei as duráveis agressões, de que são padecente.

 Tal como a televisão, a rádio e os jornais, o elogia expandiu-se a todas as mulheres, não importando, a cor, religião e região. Esqueci, os padrões de beleza global e disse que todas eram lindas na mesma proporção. Tal como fez a média universal e redes sócias em geral. Aproveitei este dia e felicitei-as. Reconheci o valor da mulher na sociedade.

Obviamente, que elas esperam este dia, com intuíamos energético visível. Prova disto, foi ver o brilho de cada mulher, novinha ou graduada. O traje, o sorriso na face; O gosto em ser valorizado humaniza o rosto.

 Vê-las na televisão, orgulhosas, audaciosas no fazer com competência; Habilidosas em suavidade no tratamento interpessoal. O sorriso por serem tratadas como seres especiais, dignas de valores de respeito faz do dia 8 um dia incomparável aos restantes dias do ano, no olhar de uma mulher.

Para ser franco, adora este dia, embora, me parece uma peça teatral e de valor minúsculo, por razoes muito simples como: -O que sou, para determinar o dia em que uma mulher deve ser tratada como um membro indispensável para a sociedade? – De onde vem essa competência, de determinar o valor desta ou da aquela mulher? – Porquê devo olhar a mulher como ser inferior e frágil na sociedade, se vejo muita mulher com aptidão e determinação superior ao do homem? - Quem sou, para valorizar a Zungeira e menosprezar a Prostituta; Respeitar a Polícia ou Professora e não a Estriper, se todas sacrificam-se pela sobrevivência ou por gosto? Isto cheira-me a machismo, e uma dose de misoginia.

Não importa o quanto verbalizámos ou estipulamos um dia para as valorizar, elas estão e sempre estarão a partilhar cada canto deste mundão ao nosso lado, independentemente de as rotularmos e tentarmos inferioriza-las. Todos dias, são dos homens, como são das mulheres. As mulheres devem ser tratadas tais como os homens, o valor e o respeito não devem surgir apenas no dia 8 de Março. Homens e mulheres coabitam a mesma natureza, logo, os valores devem ser de igual. Mulher nenhuma deve contentar-se com uma data comercial, com uma manifestação de respeito mútuo postiço, igualdade de direitos e deveres temporários, que certamente, irão reduzi-las em seres inferiores, num estalar de dedos.

O respeito e o valor da mulher, não devem ser estipulados por homens. Deve antes vir da própria mulher. A mulher deve e, é obrigada a reconhecer-se como mulher especial em cada 365/366 dias, o reconhecimento e o respeito deve partir de delas. Mulher é ser humano, uma parceira insubstituível, para uma vivência saudável em sociedade.


By; Nlando Tona

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.