Header Ads

IMITAÇÃO vs. INSPIRAÇÃO ?


Antes de fazer a minha abordagem sobre esta questão, pretendo estabelecer diferença entre ambas, baseando-se em significados de vários dicionários desde os online ao meu acadêmico da Porto Editora, que são unânimes em dizer que imitação é o acto de imitar algo ou alguém, cópia, falsificação e obra ou produto que se pode confundir com outra ou outro e tem como sinônimos de plágio e reprodução.

Já a inspiração tem como significado, primeiro como entrada de ar para os pulmões, segundo e o que mais nos interessa para aquela que é a perspectiva em que abordarei a questão, estímulo à criatividade, à ideias espontânea e normalmente genial.

Hoje por hoje é preocupante, como os jovens olham para suas referências e o modo como os idolatram, tendo como consequência a perda de capacidade para criar ou mesmo recriar, recorrendo assim a imitação , sem mesmo terem o receio de serem encarados como papagaios. Uma das razões que me leva ou levou a falar sobre isso é o facto de os jovens músicos, particularmente rappers da praça do Soyo limitarem-se em fazer as mesmas coisas e já feitas por seus ídolos e o pior de tudo, é sem ao menos saberem imitar. Pois a música é um instrumento fundamental de manifestarmos nossos ideais e nos dá a liberdade de fazer várias abordagens desde futilidades a temas que levam a consciencialização e que despertam o resgate de valores e preservação de determinada identidade. Quero com isso dizer que o despertar de um novo Soyo não depende somente de um governante, mas de uma sociedade envolvida naquilo que são os seus problemas, criando projectos que valorizam e engrandecem o mussorongo e a sua cultura. Porquê imitar e cantar Drake, NGA, Dji Tafinha, Cem Dollarz ou Kontra Todos , quando podes apenas ter eles com inspiradores ? importante a gente ver o os ídolos como fonte de inspiração e não imitação, o primeiro dá-nos o privilégio de fazer brotar ideias de forma espontânea sem planejamento, que você mesmo fica de boca aberta " Wau " como fiz isso, eu mesmo fiz? Olha em tua volta, observa a tua banda, presta mais atenção ao teu cotidiano, saia do teu interior e aprenda com o outro, e seja você também um inspirador de alguém. Inspira-se, não Imita e cria sua identidade.

By; Bob Ciry

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.