Header Ads

BUSCANDO AUTO-AFIRMAÇÃO


Há aqueles momentos em que penso ser um Griot. Tal como o meu avô, adoro histórias. Histórias, servem como elo de ligação, entre o novo e o velho, ou seja, o misterioso conhecimento milenar compilado em diferentes períodos históricos é perpetuado por via oral.

Embora, viver numa era em que a informação é flagelada por incontáveis segundos, por livros ou internet, sinto-me mais confortável, quando o meu avô viaja comigo, na sua escrita oral, no seu imaginário intelectual.

Soyo, começa antes de 1974. Muito tempo antes, recebemos em nossos solos, os Mi Ndeles, tratamo-los com dignidade enquanto seres humanos, vindo de terra longínquas, que arrastados pelas correntezas e força dos oceanos atracaram em nosso território.

 Fomos uma das 6 províncias do glorioso reino do kongo fundado por Nimi a Lukeni, filho de Nimi a Nzima e de Lukeni Dya Nzanzi, filha de Nessa Ku Kilan. Tal como as províncias: Mpemba, Mbamba, Nsundi, Mbata e Mpamgu.

Na altura governada pelo tio do rei, «reza a lenda que a governação do Soyo desde à vários anos só é exercida por descendentes de sangue real». Acredito que província do Soyo já funcionava como uma zona autónoma, tendo em conta a variedade de distritos outrora independentes controlados e governados, de acordo a alçada do Mani Soyo.

A nível interna dividida em vários distritos e "vários bairros": Mpungo a Mbamba, Mongo-e-Soyo, Kinganga-a-Mavakala, Kimpangi-a-Ngolo, Di konde, Di Tuko, Mpinda-e-Vata, Kifuadi, Kilumbu, Ebumdila. Podemos considerar distritos as regiões seguintes: Kifuma, Kavugi, Tombe, Mpango, Lukata, kivanda.

O consumo de água, era feita através de nascentes: Nvuembanga, Nkeng-a-Ngundu, Mangandu-Ngandu-Ngandu, Kimpagi-a-Ngolo e Mbakani. Com uma variedade gastronómica tradicional: Gergelim, Uanguila, Ginkonko, Sangi-kia-Muamba, Muamba-a-gimba, Muamba-a-mpinda, Gintete, e Gi mpunku. As principais bebidas irão o Luguila, Mbibidi e o Nsamba.

As instituições judiciais lideradas pelo Nkukulo, Madukis e os seus Mi Nvovi, que de volta de um tronco em seus Nkuta-a-Kani, resolviam as diferenças de opiniões e as fricções que apareciam na comunidade. Prestávamos vassalagem a Nzambi a Mpungo, e evitávamos a todo custo as maldições do Nkixi. Nossas oferendam feitas aos Velas-a-Ximbi: Malo-ma-Madia, Ki Nkukulo, Mpinda-e-Soyo.


Acreditem, é coisa do outro mundo, poder conversar durante e horas com o meu avô. O Soyo é uma parcela que constitui o meu avô e o meu avô é uma parte de mim (não somente pelo parentesco). Uma parte que se constrói na base de cada confabulação, Juntos desenrolamos incansavelmente e de forma tão divertida um novo ser, consciente das suas raízes, sua historia, sua vida. Meu avô e um Griot, um mestre da literatura oral. «A ausência de livros, não impede que as palavras caminhem no corpo do guerreiro».

By: Nlando Tona

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.