BUSCANDO AUTO-AFIRMAÇÃO
Há aqueles momentos em
que penso ser um Griot. Tal como o meu avô, adoro histórias. Histórias, servem
como elo de ligação, entre o novo e o velho, ou seja, o misterioso conhecimento
milenar compilado em diferentes períodos históricos é perpetuado por via oral.
Embora, viver numa era
em que a informação é flagelada por incontáveis segundos, por livros ou
internet, sinto-me mais confortável, quando o meu avô viaja comigo, na sua
escrita oral, no seu imaginário intelectual.
Soyo, começa antes de
1974. Muito tempo antes, recebemos em nossos solos, os Mi Ndeles, tratamo-los com
dignidade enquanto seres humanos, vindo de terra longínquas, que arrastados
pelas correntezas e força dos oceanos atracaram em nosso território.
Fomos uma das 6 províncias do glorioso reino
do kongo fundado por Nimi a Lukeni, filho de Nimi a Nzima e de Lukeni Dya Nzanzi,
filha de Nessa Ku Kilan. Tal como as províncias: Mpemba, Mbamba, Nsundi, Mbata
e Mpamgu.
Na altura governada
pelo tio do rei, «reza a lenda que a governação do Soyo desde à vários anos só
é exercida por descendentes de sangue real». Acredito que província do Soyo já
funcionava como uma zona autónoma, tendo em conta a variedade de distritos
outrora independentes controlados e governados, de acordo a alçada do Mani
Soyo.
A nível interna
dividida em vários distritos e "vários bairros": Mpungo a Mbamba,
Mongo-e-Soyo, Kinganga-a-Mavakala, Kimpangi-a-Ngolo, Di konde, Di Tuko,
Mpinda-e-Vata, Kifuadi, Kilumbu, Ebumdila. Podemos considerar distritos as
regiões seguintes: Kifuma, Kavugi, Tombe, Mpango, Lukata, kivanda.
O consumo de água, era feita
através de nascentes: Nvuembanga, Nkeng-a-Ngundu, Mangandu-Ngandu-Ngandu,
Kimpagi-a-Ngolo e Mbakani. Com uma variedade gastronómica tradicional: Gergelim,
Uanguila, Ginkonko, Sangi-kia-Muamba, Muamba-a-gimba, Muamba-a-mpinda, Gintete,
e Gi mpunku. As principais bebidas irão o Luguila, Mbibidi e o Nsamba.
As instituições judiciais
lideradas pelo Nkukulo, Madukis e os seus Mi Nvovi, que de volta de um tronco
em seus Nkuta-a-Kani, resolviam as diferenças de opiniões e as fricções que apareciam
na comunidade. Prestávamos vassalagem a Nzambi a Mpungo, e evitávamos a todo
custo as maldições do Nkixi. Nossas oferendam feitas aos Velas-a-Ximbi: Malo-ma-Madia,
Ki Nkukulo, Mpinda-e-Soyo.
Acreditem, é coisa do
outro mundo, poder conversar durante e horas com o meu avô. O Soyo é uma
parcela que constitui o meu avô e o meu avô é uma parte de mim (não somente
pelo parentesco). Uma parte que se constrói na base de cada confabulação, Juntos
desenrolamos incansavelmente e de forma tão divertida um novo ser, consciente
das suas raízes, sua historia, sua vida. Meu avô e um Griot, um mestre da
literatura oral. «A ausência de livros, não impede que as palavras caminhem no
corpo do guerreiro».
By: Nlando Tona
By: Nlando Tona
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