Header Ads

PAIS (INSTRUAM OS SEUS), FILHOS

É normal ouvir os mais velhos dizerem: este rapaz é tal igual ao seu pai, respeitoso e educado, ou ainda, a maldade deste menino é de família, "saiu o pai dele".

 Por mais que tentemos fugir ou escondermo-nos desta verdade, existe um vĂ­nculo mais que sanguĂ­neo, Ă© quase que intrĂ­nseco, um elo de ligação entre pais e filhos e vice-versa. O mundo olhará sempre para nĂłs, olhando ao mesmo tempo, os nossos pais. Este olhar, seguirá os nossos filhos, os filhos dos nossos filhos, ou ainda, os filhos dos filhos dos nossos filhos.

Esta história de casamento obrigatório (entre pais e filhos), é já de vários milhões de anos. Ao que tudo indica, a história começa, como casal Adão e Eva, que o senhor todo-poderoso concebeu no inicio dos tempos. Por incontáveis bilhões de anos, a humanidade continua morrendo por causa do pecado do mortal.

Pais e filhos estĂŁo ligados independentemente das suas vontades, os filhos serĂŁo sempre o reflexo dos pais, tal como Ă© o inverso. O modelo de camaradagem de ambos, pode gerar um homem Ă­ntegro ou um frustrado psicopata.

O acompanhamento dos pais no desenvolvimento psicossocial dos filhos, é a força motora, para a concretização do ideal de uma sociedade perfeita à muito apetecida. A casa é o verdadeiro campo de aprendizagem, onde o pai deve morigerar os erros dos filhos; é a partir de casa que o pai começa a construir um mundo novo, suas acções como pai fazem certamente muita diferença, servem de inspiração ou exemplo para o futuro homem, que emergi aos seus cuidados e que aos poucos vai percebendo o que é a vida.

Os pais são as pessoas que mais se sacrificam para que mundo ganhe um rosto melhor, pais sacrificam-se diariamente para que seus filhos, tomem caminhos que eles acham certos. Embora por vezes, pecarem, por não permitirem que os filhos cometam seus próprios erros e aprendam com eles. O legado dos pais torna-se um fardo não só deles, mas também dos filhos.

Não se pode negar o valor de um pai, para com a sociedade, cada pai é um deus perante os seus filhos, um instrutor. Pai cria condições para o filho, sacrifica-se pelo filho e ate existe momentos, que se esquece da sua existência em prol da existência do filho. Um pai acompanha o filho, não somente quando este esteja em sua casa, um pai é para toda vida, o pai pode ser um anjo ou um demónio para o filho.

SĂŁo as atitudes do pai, que influenciarĂŁo a vida do filho, poderĂŁo ser visto como sendo acto demonĂ­acos ou divinos. Cada pai deve ter a responsabilidade e o bom senso de instruir o seu filho, pĂłs o jardim sĂł e feio quando o jardineiro nĂŁo presta. NĂŁo obstante do facto de que cada homem Ă© autĂŞntico, com caracterĂ­sticas individuas e autĂłnomas, nĂŁo se pode negar da influĂŞncia dos pais perante quaisquer filhos, existe um casamento entre pais e filhos impossĂ­vel de se conseguir o divĂłrcio.

Por tanto, pais, instruam seus filhos, Instrua-nos a não fugirem, não os percam de vista, ajudem-nos a auto conhecerem-se, a descobrirem-se enquanto seres humanos, a criar seus filhos, para que estes estejam preparados e a construir um mundo melhor, façam renascer. Pais são heróis de todos dias, sem capas ou super poderes, apenas munidos pela vontade e uma obrigação, ou ainda, o bom senso de cuidar e proteger os seus, para o bem do ciclo contínuo (a vida).

By: Nlando Tona 


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.