Header Ads

A FLOR AMARELINHA DO QUIABO


Bem perto da minha casa, tem uma flor amarelinha, uma flor deslumbrante, uma flor tão linda e tão viva no seu florescer, que é inexequível não sucumbir aos seus encantos. Acordei cedo, por causa das vozes dos meus vizinhos, é que no meu bairro os dialogas de Domingo não têm um carácter plácido, grita-se bastante. Os vizinhos do outro lado, sem falar os do nosso, devem saber, que estamos bem em quanto vivermos, que estamos de saúde e que o Domingo deve ser bem aproveitado.

Entre gritos e cervejas, petiscos e ressacados, lá estava eu contemplando, as ultimas informações do meu bairro. Os amigos que aparentavam ser os KANGAMBAS da banda, afinal de contas, eram um grupo de marginais (fetares), devotos burladores, e as são pessoas inócuas de todas as idades. Como tudo o que começa acaba, após burlarem quatro milhões de dólares num mais velho vivo, foram apanhados e presos. O vizinho que controlava demasiado a irmã, depois de agride-la fisicamente, e conduzido pela raiva ou mesmo pela inveja, dizem as más-línguas, resolveu partir o telefone e mastigar o cartão SIM. É pena ver a irmã atormentada, porque não terá onde investigar os trabalhos da escola. Em fim, os efeitos da crise já se fazem sentir. Mas nós, estamos aqui, dizem os meus vizinhos, estamos bem isso é o que importa.

Felizmente tive à sorte, de acordar cedo e poder contemplar a beleza vivente na flor do Quiabo. Penso que muitos de nós, nos preparativos das nossas comidas, o quiabo e das iguarias infalíveis, por dar um aspecto e um gosto único, um bom CALULO COM FUNGI. Há quem use o quiabo, para outros pratos na sua gastronomia, pessoalmente, acho que no CALULO fica divino.

Estudos publicados em 2011 e 2012 mostraram que a ingestĂŁo de quiabo regula a expressĂŁo gĂŞnica de maneira a favorecer o controlo da diabetes, alĂ©m de reduzir de maneira significativa as taxas de glicose no sangue. O consumo do quiabo pode eventualmente substituir a insulina. O quiabo poderá se confirmar como a principal forma de tratamento para os diabĂ©ticos. O quiabo Ă© rico em fibras, e isso influencia directamente na manutenção do peso e da boa forma. AlĂ©m disso ele possui poucas calorias e sua ingestĂŁo ajuda na manutenção dos olhos, mucosas e do sistema nervoso.


Tal como é nutritivo nos alimentos, a sua flor também possui um efeito nutriente ao espírito de quem mira e concebe. A flor do quiabo dura apenas 24 horas, mas enquanto viva, ela brilha, ela vibra sem parar, deixa a o caule os troncos do quiabo com uma aspecto especial. Passado as 24 horas ela se feixe e se desprende da arvore, permitido que outras flores nasçam e voltem a pintar, à beleza a ser apreciada no quiabo.


By: Nlando Tona

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.