Header Ads

SOMOS TODOS CULPADOS


Neste dia, enquanto conversava com o meu amigo no largo do 1º de Maio, assistíamos uma efígie confusa, decorada com cervejas e cigarros, protagonizada por adolescentes. O triste semblante, fez-me concluir que sociedade está cada vez mais turva e que a sua queda é eminente. O choro nostálgicos pelos bons momentos em que a educação, o respeito, a auto-estima e o valor pela cultura e pelo que é nosso se avizinha muito rapidamente.

Estas tristes fitas magnéticas acontecem a vista de todos. Parece agradável ver, adolescentes beberem e fumam numa imagem 3D. Aqui, Dança-se a música do limbo bem na frente de quem devia combater esta prática. Meninas saem seminuas, andando em largos com roupas provocadoras, mas, parece que os pais não vêm nada disto. Todos mergulhamos nesta lagoa de desvalores que ate os peixes têm vergonha só de olhar. Estudos indicam que o consumo desenfreados de álcool, tem sido a principal causa de criminalidade juvenil, a razão de muitas gravidezes precoces no país, mas parece que fica-se só nas estatísticas.

Criamos uma sociedade fraca, carregando no seu interior a sĂ­ndrome do cĂłmodo que se expandi a todos os seus membros. Uma sociedade fraca, nĂŁo se fixa, nĂŁo caminha por si sĂł, nĂŁo tem pernas, seus valores sĂŁo devaneios momentâneos, ou seja, nĂŁo conseguem esclarecer a essĂŞncia das suas virtudes. Desconhece o valor, a importância do legado histĂłrico da sua sociedade, desassocia o endividou da comunidade a que pertence. A sociedade fraca Ă© a marioneta do individualismo, promove o egoĂ­smo anormal e termina em conflitos entre os seus membros «filho da guerra».

Somos todos culpados. Podemos negar, fugir a responsabilidade. Mas a verdade é uma só, somos todos coniventes para a degradação de valores na nossa sociedade.

O Estado, o órgão protector imediato de menores, assiste essa faina atrevida desprovida de qualquer pingo de descendência. Os pais se esqueceram o papel da educação, direcção, instrução e acompanhamento dos filhos. Assistisse nos camarotes da omissão. Como a casa não educa, a rua, a internet (redes sociais) os amigos fazem a vez. A sociedade que devia preocupar-se em construir uma identidade cultural, é a mesmo que mais tem alavancado estas atitudes. Os mais velhos adoram crianças, deste jeito, estica-se a corda rezando para que a mesma não rebente.

Acredito na tradição e na filosofia UBUNTU, uma linha de pensamento original de povos africanos, em que o indivíduo e comunidade possuem um matrimónio inerente. Sou porque somos, o "eu" e tão ligado ao "nós" que o "outro" esconde-se completamente. Deferente de Kant, Tomas de Aquino tal como o UBUNTU, acreditamos, que a satisfação colectiva baseasse no indivíduo, logo o indivíduo só é feliz quando as pessoas que com ele convivem também são felizes.


Portanto a doença da sociedade, tambĂ©m Ă© nossa. A perca de valores, reflecte-se profundamente em nĂłs. SĂŁo nossas filhas, nossos primos, sobrinhos que bebem dispersamente por estes largos, sĂŁo nossas sobrinhas que sĂŁo exploradas sexualmente. Somos nĂłs os assassinos dos nossos valores. Sempre que olharmos e fingirmos nĂŁo ver, seremos sempre culpados pelos males que nos enfermam.  

By: Nlando Tona

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.