Header Ads

O nosso entrevistado de hoje, o Raper "Biwe"

Hip hop é uma cultura artística que começou na década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque e que foi se estendo feito rio por mundo fora, hoje o Hip Hop é dos poucos estilos com nível elevadíssimo de ouvintes e fazedores, Hip Hop é cultura e essa cultura está aqui nas terras de Ouro negro a terra do Ntoni ya Npinda, aqui temos Rappers cuja o nível de interpretação é merecedora de prémio nobel de rimas, o exemplo claro recai para o nosso entrevistado de hoje, o Raper "Biwe", uns dos integrante do grupo P`Street.

De nome completo, Rafael Álvaro de Nascimento, Filho de Paulo Álvaro de Nascimento e de Maria Domingas, "Biwe", musicalmente conhecido é um dos renomes da musica soyense, um mostro que diz ser um jovem humilde amigos dos seus amigos, cuja as qualidades e defeitos são, a calma e ponderada/não gostar de injustiça, solidariedade e defeitos, precipitação e impaciência. Defini-se como uma pessoa sociável.

Jovem humilde e Estudante nos revelou que uns dos seus passatempos preferidos são ler , passear  fazer música e namorar um pouco. Quem é que não gosta de namorar? Perguntou ele, em jeito de brincadeira e risos, além dessas qualidades acima citadas, Biwe é dono duma simpatia única. Biwe ou Rafael , como preferirem é dono duma trajectória musical longa, a distância mede-se pela fitamentrica dos anos, começamos a nosso entrevista perguntando ao nosso entrevistado quando começou os seus passos na musica e se ainda tinha em memória o ano que gravou a sua primeira musica e qual era o titulo, e assim ele nos espelhou "

A minha paixão na musica surgiu em 1998, mas foi nos meados de 2000 á 2001, quando fazia play backs dos black company , ssp , que comecei a viver e a sentir o hip hop nas veias, no que concerne a minha primeira faixa, recordo-me como se fosse hoje, foi intitulado bangawe em 2005, gravei no estúdio do Flagelo Urbano no tempo do under ground , teve a participação de 100 dollarz que no passado era chamado Brigadeiro Troco de Ontem, com esta musica tive uma pequena experiência pois, foi embrião e com ela sofri o meu primeiro sufoco em estúdio.

Os números não enganam, pois, são longos os anos que doa o seu sangue para esse movimento, os anos não nos confunda, mas o nome sim, o nome nos põe a baralhados, Biwe, mas por que desse nome e o que significa? inquirimo-lo, de graça nos fez compreender" O nome surgiu de repente, os meus niggas(amigos) me chamavam Biwe Que era b.we na abreviação do pseudónimo Bangawe, de tanta insistência decidi já esse atributo Biwe, que não tem um significado ou sinomino próprio.

 Diz um antigo adagio Chinês, é absolutamente impossível um homem ter fama e fortuna sem levar outros com consigo, corrigindo para que não sejamos mal interpretados, homem algum venceu só por si mesmo, com Biwe o cenário não é diferente, pertencente ao grupo P´Street que está na linhagem dos grupos mais bem divulgados do Município, que recentemente vendeu uma E.P, com titulo D`casa para as Ruas, perguntamos como correu essa venda e o posterior Show da aprentação do Cd que contou com a presença luxuosa dos Kalibrados e qual foi sessão de compartilhar o palco com esses fenomenos do hip hop nacional e o que se pode encontar no Cd entermo de contiúdo.

Graças a Deus a venda correu como esperavamos, tudo na paz, conseguimos superar a expectativa, vendemos algumas copias e ficamos com poucas , que vai ser comercializado no segundo show com os dream boyz e deu pra sentir o calor do nosso povo do soyo/zaire que já estão a contribuir e partilhar o mesmo palco com kalibrados foi uma cena muito fantástico e bwe da fixe, sendo um dos melhores grupos de todos os tempos em Angola, foi um sonho realizado, estar ao lado gigantes fez-nos sentir de gigante.

Na EP podemos de tudo um pouco, vais encontrar , tchilling , punch line, enfim , o nosso foco neste trabalho foi mesmo o que gostamos love love nos caracteriza , mas nos próximos trabalhos vamos ter mas mensagens educativas que concerne ao nosso quotidiano.

Biwe, uma feroz maquina de cospir palavras, uma estábulo da musica, só os bons reconhecem os bons dizia um grande mestre, inquirimos para nosso entrevistado, como tem visto a musica local principalmente do hip hop, e se tem tido boas relações com os seus colegas, fundamentalmente com os músicos 100 Dollarz, Nazi, Nivel 3 Drill e que nos fornecesse um top de (5) de musicos que considera Best`s of Soyo. Sem curvas da Cerra da Leba, o nosso entrevistado deixou-nos claro "No meu ponto de vista a música local dia a dia vai crescendo , new school não estão a dormir estão a fazer música boa , só que tem que existir originalidade na forma de dropar , estão mas a imitar , NGA, Prodigio é complicado .

 A minha relação está good com os meus que começamos juntos a trilhar nos palcos : 100 dura , Nazi , depois de longo time conheci a nível 3 , o nigga 90 graus , estudamos juntos no ciclo em 2001 , drill aka Narciso nos conhecemos , na altura éramos colegas na base do Kwanda , tudo good. O meu top (5) é composto por Kontratodos,100 Dura, Nazi Jay. Nível 3. Para news scool deixou um recado, " há talentos na new scool por exemplo: Paulo master , sinistro , madame Gaga( fontes , Montanna , Keonny, ps monster etc ".

 A experiência adquiri-se pela capacidade de ultrapassar as dificuldades, Biwe é um pilar desse movimento soyense, como pilar têm a responsabilidade de dar as suas mão de ajuda para aqueles que ainda têm meio caminho dado, inquirido se tem ajudado e como os seus compatriotas da luta, simplesmente respondeu "Olha sempre apoiei a new school indiretamente,só esse ano o Paulo master e o Puto D Castro humildemente me procuram queriam que viesse a ser o agente deles , conversei com o Narciso Pedro c.e.o da Champions Record para mete-los na produtora o nigga como sabe valorizar o valor duma amizade hoje está aí aprova Paulo master e D Castro fazem parte da gravadora Champions.

Rafael ou melhor Biwe emprestou-nos seu tempo para nos falar um pouco dele, sabemos que ficou muita coisa por falar, mas oportunidade não faltará para trazermos esse grande campeão na arte e cultura hip hop, para mais assuntos abordamos e em jeito final , nós agradecemos pelo tempo concedido, em resposta ele nos deixou "Primeiramente agradeço a Deus todo poderoso, aos meus niggas da PSTREET , Soyo musik obrigado pela entrevista , Champions Record , Matondelo Music , Bons ventos produtora , e a todos aqueles que apoiam o movimento PSTREET . Paz e amor até a próxima.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.