Header Ads

O que é Rap?

Todos nós já ouvimos rap antes, rap é uma das técnicas vocais mais populares e distintivos no mundo de hoje. Embora rap é amplamente conhecido, ainda há várias questões em torno do género. Qual é a diferença entre o rap e hip-hop? Onde o rap vem? É rap um tipo de canto, ou algo mais? Por que é rap importante? Quais são os tipos de rap?
Esta lição vai tentar responder a estas perguntas, individualmente, a fim de colocar rap em seu próprio contexto. O rap é o estilo musical dentro do hip hop e é feito pelo Mc. O rap na verdade é uma sigla normalmente descrita como Rythm and Poetry ou seja ritmo e poesia mas com o tempo na língua portuguesa a sigla rap começou a ganhar outro significado revolução através das palavras, isso deve-se ao facto das letras de rap na sua grande maioria serem letras que descrevem a dura realidade das periferias é mais conhecido como uma música de protesto apesar de nas suas origens também falar sobre festas e diversão.
O rap é caracterizado por ter uma batida rápida e acelerada e a uma letra em formato de discurso, prezando-se mais a letra do que a melodia e também por ser utilizada uma linguagem pouco formal uma linguagem das ruas por vezes até a linguagem utilizada pelos gangues.  
Qual é a diferença entre o rap e hip-hop?
Rap é uma técnica vocal, enquanto hip-hop é uma subcultura. Rap só torna-se uma parte do hip-hop, assim que os dois termos não são intercambiáveis. Rapping é outra palavra para MCing, constituindo um dos quatro pilares do hip-hop. Afrika Bambaataa foi uma das figuras mais importantes do desenvolvimento precoce de hip-hop e articulada dos quatro elementos que compunham a subcultura: djing, B-Boying (também conhecido como breakdancing), escrita Graffiti e MCing (também conhecido como rap ).
Rappers tornaram-se os proponentes mais visíveis e comercializáveis de hip-hop na década de 1980. Por esta razão, chegaram a representar a subcultura como um todo na mente de algumas pessoas. Embora muitas pessoas familiarizadas com a música hip-hop no século 21 pode assumir que o rap é o pilar mais importante do hip-hop, nos primeiros dias da subcultura, os outros pilares eram talvez ainda mais crítica.  
Onde o rap vem?  
As origens do Rap são difíceis de definir acredita-se que as raízes mais antigas do Rapping remetem a África a muitos séculos antes de do hip hop nascer quando Poetas conhecidos como Griots entoavam histórias ao ritmo de tambores mas de acordo com o início da cultura o Rap moderno deriva de uma evolução do directa do Toast que foi levado pelos Jamaicanos para os Estados Unidos.
O toast que acabou por dar origem ao rap consistia em debitar palavras rimadas sobre uma base de Reagge , os temas eram variados desde aos problemas nas comunidades a temas como sexo foi assim que nasceram os primeiros Mc’s. Embora muitas pessoas associam Jamaica apenas com reggae, a ilha tem sido profundamente influente em várias formas de música popular, incluindo rap.
Na década de 1960, DJs jamaicanos que jogam e que misturam registos em grandes festas ao ar livre começaram a pegar os microfones e gritando com a multidão a dançar. Esta prática veio a ser chamado brindar e foi o precursor do rap, cultura hip-hop, rap e, mais especificamente, surgiu nos bairros afro-americanos e latinos em Nova York durante os anos 1970.
O Bronx foi o bairro mais importante para o desenvolvimento de rap e hip-hop, mas outros bairros como Queens foram logo a seguir. DJ Kool Herc nasceu na Jamaica, mas ganhou destaque no Bronx. Familiarizado com a cultura dance party, DJing, e brindando tradições da Jamaica, ele transformou esses estilos em uma forma vibrante da cultura jovem que serviu como base para o hip-hop. Outras figuras importantes no Bronx durante este período inicial incluiu Afrika Bambaataa, Melle MelGrandmaster Flash, e muitos outros.  
Rap e hip-hop surgiu num momento em que as comunidades Africano-americanos em Nova York e em outros lugares estavam sendo negligenciadas pelos governos municipais e cair na pobreza. música rap deu uma voz, bem como uma sensação de empoderamento de identidade para os jovens que se sentiram como ninguém os escutava.  
É rap um tipo de canto ou algo mais?
Rap é uma técnica vocal que cai em algum lugar entre cantar e cantar. A capacidade de rimar palavras diferentes é um componente vital do rap. rap improvisado é conhecido como freestyle e é considerado uma habilidade altamente valorizada, embora rap mais gravada não se improvisa.  
Quais são os tipos de rap?
Hoje em dia exitem vários tipos de rap, mas vamos mencionar de descrever apenas 4 (O Underground, O gangsta, Pop Rap e o Rap Core).
    RapCore  RapCore    
Apesar de o termo não ser muito conhecido há muitas bandas conhecidas de Rap core uma delas são Os Linkin Park Rap core é a junção do rap com estilos como o punk o funk e também metal. O rap core apareceu nos anos 80 e podemos ver isso em vários álbuns de rap como nos álbuns dos Run DmcBeasty Boys.
Na verdade os Pioneiros neste estilo foram os Run-DMc com a música walk this way No rapcore é comum falar sobre temas de cariz políticos. A sonoridade é criada através de batidas de Hip hop acopladas a instrumentos musicais como a guitarra, bateria baixo Exemplos deste tipo são Limp BizkitBeasty Boys e Linkin Park.        
Pop Rap  
POP Rap é o nome dado á junção do rap com a música pop. No pop rap os elementos são do hip hop são deixados de lado dando lugar a um som mais melódico sem a profundidade nas letras e nem a agressividade dos outros estilos de rap. No Pop rap o mais importante é o refrão o pop rap é a versão mais comercial do rap Pois fala de temas que as pessoas querem ouvir músicas dançantes Um dos primeiros mc’s a fazer sucesso com o pop rap foi Mc Hammer que ficou mundialmente famoso com o single kant touch This. Temos grupos como Black eyed peasVannilla IceWill Smith (não Mc’s Rappers).
Rap Underground  
O Rap Underground é tambem conhecido como Rap alternativo é um estilo em que os mc’s focam as suas letras nos problemas da sociedade as desigualdades sociais a violência as necessidades das comunidades carentes, e também da vida em geral. É também o estilo mais original pois cada Mc mostra uma postura única o que o diferencia totalmente do Pop rap.
O Rap underground é o estilo menos comercial dentro do Rap pois dentro do estilo a menssagem e a verdade das letras é o principal, é por isso que os Mc’s por vezes gravam de forma independente sem editora. O rap Underground é o estilo de rap mais revolucionário pois mostra ás pessoas o que deve ser mudado e mostra-lhes o caminho para essa mudança Os que mantêm o espírito underground, fazem rimas sem mostrar a cara, procuram apenas o reconhecimento do talento e não de um corpo, isto é o espírito underground.
O movimento Underground é o que tem mais força em portugal conta com Mcs como, Valete,AdamastorBónusLancelot entre outros…    
Gangsta Rap  
O gangsta Rap nasceu nos anos 80 mais especificamente na West Coast nos Guettos de LA e Compton Um dos pioneiros do gangsta rap foi Ice T com 6n the morning (video) que é considerada a primeira canção do género Ice T também impulsionou o gangsta rap com as faixas Cold Winter Madness and Body Rock/Killer.
Um dos maiores grupos de sempre de gansta rap foram os N.W.A niggaz with attitude e também um dos mais polémicos tanto que receberam uma intimação do F.B.I para que amenizassem no conteúdo das letras tudo isso devido ao clássico Fuck The Police. As letras de Gangsta Rap são caracterizadas como violentas pois falam na sua maioria do dia-a-dia violento dos jovens nos Projects e também costumam criticar a sociedade e mostrar as suas injustiças.
O gangsta Rap é mau visto aos olhos da sociedade, é considerado condenável pois afirma-se que incita a violência e propaga a ignorancia entre os jovens, mas a realidade é que a sociedade prefere condenar ao permitir que verdades sejam ditas e mostradas   Rappers e Mc’s.    
Os Mc’s são os verdadeiros participantes da cultura Hip hop Hoje nós temos Rappers pois eles defendem os valores das suas empresas das suas gravadoras que pedem hit’s a verdadede é que a ideologia do Rap underground é a que está mais ligada á cultura Mc’s vivem a cultura eles fazem pela cultura pelo amor á cultura. Um Rapper não tem esse nível de exposição á mesma O que não significa que ser um Rapper é mau só que um Rapper não tem o mesmo espírito na música que um Mc tem pois o Mc tem que não só representar-se a si mas também ao dj ao writter e ao B-boy. Outra diferença é o nível de interacção com o público devido á exposição á culura hip hop o mc está mais preparado a interagir com o público pois o passa ao público a emoção e o amor pela arte.
Fonte: RAP KUIA

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.