Header Ads

Cirilo Marta, jovem de poucas palavras

Como em qualquer parte do mundo, a música é o elo de ligação entre culturas, é a manifestação artística que é caracterizada pela harmonia da vozes e sons, desde os mais clássicos aos mais violentos, música é vida, e vida nos corre nas veias na cor vermelha. O nosso entrevistado de hoje, é alguém que despensa apresentações, uma figura quanto tanto indispensável no desenvolvimento do movimento Hip Hop soyense, Cirilo Marta. Cirilo Marta, jovem de poucas palavras, e dono de duma simplicidade singular.

Soyo Musik: Quem Ă© o Cirilo Marta?

Cirilo Marta: Ă‰ nada mais e nada menos que um jovem com que o Soyo nĂŁo teve o privilĂ©gio de ver nascer, mas teve a grande honra de ver a crescer.

Soyo Musik: Como começou a sua ligação com a mĂşsica. E podes fazer recordar como foi a sua Ă©poca quando eras artista e quais foram os momentos mais marcante.?

Cirilo Marta: Eu penso que a minha ligação com a mĂşsica foi espontânea, desde puto sempre gostei e quando dei por mim já estava envolvido com ela . Tive vários momentos marcantes, dos tais eu prefiro sempre destacar dos vários momentos em que pessoas me interpelaram e deram-me mĂ©rito e demonstraram o seu devido respeito por mim.

 Soyo Musik: Como, acabaste de afirma, "Pessoas deram-te mĂ©rito e demonstrava respeito", o que significa que realmente, tens um futuro ou melhor eras bom no que fazias, entĂŁo o porquĂŞ desistĂŞncia prematura da mĂşsica?

Cirilo Marta: Da mĂşsica nĂŁo desisto e nĂŁo desisti, penso eu, talvez o correcto seria dizer que parei de cantar. Pois contĂ­nuo fazendo mĂşsica, escrevendo e fazendo direção musical.

Soyo Musik: Certo mano. Sendo fazedor e apreciador da musica soyense, como avaliaria o estado da mĂşsica local ? E se estiveres que fazer uma comparação entre os tempos já idos e o actual o que melhorou e o que ainda falta por fazer?

Cirilo Marta: De modo geral penso eu que hoje está melhor que ontem , por uma sĂ©rie de factores, que passam pelo maior nĂşmero de estĂşdio para gravação musical, O nĂşmero de mĂşsicos cresceu, hoje temos mais eventos para estes mesmos mĂşsicos serem lançados e apresentarem seus trabalhos. Mas Ă© preciso frisar que temos ainda muito para fazer em prol de um mercado musical local sĂłlido e capaz de propagar-se a nĂ­vel nacional, porque a verdade Ă© ainda temos muitos mĂşsicos sem qualidade nenhuma em todos os sentidos , uns atĂ© com talento mas a falta de disciplina lhes reduz a nada o mesmo talento. NĂŁo sĂł eventos, mas tambĂ©m uma plataforma digital para divulgação das suas mĂşsicas E me arrisco a dizer que a maioria dos mĂşsicos locais nĂŁo trazem qualidade em nenhum sentido.

Soyo Musik: Já nos contou, que depois de dar um descanso nos microfones, agora trabalha nos bastidores, compondo, dirigindo, isso concretamente com a Matondelo Music e como tem sido trabalhar com Matondelo? E fala um pouco desta mesma label e que metas pretende atingir no mercado nacional?

Cirilo Marta: Trabalhar com a Matondelo Ă© super bom, tenho uma tropa super alegre, alegria esta que contagia e permite uma melhor interação entre os membros, tornando assim mais fácil o trabalho.

Soyo Musik: Os mĂşsicos precisam de meios para divulgar os seus trabalhos e um desses meios sĂŁo os eventos, aliás, tu já referiste disso, unicamente concordamos, nesse ponto de vista. Mas nos dias atuais está houver uma pequena intriga entre organizadores de eventos e os artistas " motivo" Ă© que muitos organizadores nĂŁo pagam um valor simbĂłlico para o esforço dos mesmos atĂ© água nĂŁo lhes dĂŁo. A minha pergunta Ă©, qual Ă© a sua opiniĂŁo cerca desse drama?

Cirilo Marta: Diante disso sĂł devo dizer que os mĂşsicos locais nĂŁo recebem o devido respeito por parte das organizadores de eventos, porque muitos destes mĂşsicos nĂŁo se prezam e se sujeitam a estas faltas de respeito e outros porque os organizadores de evento estĂŁo pouco se lixando e sĂŁo desumanos para quem lhes vai prestar serviço.

Soyo Musik: Deixando ainda mĂşsica de lado.Quais sĂŁo os teus projecto de vida?

Cirilo Marta: Tenho vários e um dia virá a tona, mas desde já dizer que pretendo crescer mais como pessoa humana.

Soyo Musik: Se o tempo desse-te uma oportunidade de mudar algo no seu passado o quĂŞ mudaria?

Cirilo Marta: Penso eu que mudaria muita coisa.

Soyo Musik: PorquĂŞ dessa necessidade de mudar tanta coisa. Teve um passado muito ruim?

Cirilo Marta:Porque a tendência pra quase tudo quanto fazemos, é de fazer correcto, de forma acerta ou seja da melhor maneira. Mas é engraçado, que a gente aprende com os erros.

Soyo Musik: Como tens ocupado o seus tempos de folgas?

Cirilo Marta: Momentos livres gosto Ă© de escrever , assistir a televisĂŁo ou ouvir mĂşsicas, uma das trĂŞs me encontrarás sempre a fazer em tempos livres.

 Soyo Musik: Voltando de novo na musica, cite os melhores artistas na sua visĂŁo nestes dois estilo rap e kuduro no soyo.

Cirilo Marta: Cem Dollarz, JĂşnior Boy, Lauro Strayker, Nlando Tona, Nazi, Mano Cronaldo,Keonny Sousa, Abigas e Bv. Os dois Ăşltimos já nĂŁo cantam, mas atĂ© agora nenhum kudurista local faz melhor que eles, por isso me arrisco a  pĂł-los na minha lista de melhores kudurista da banda

Soyo Musik: Reamente, a conversa está boa, mas como Ă© normal tudo que Ă© bom acaba sempre mais cedo, em jeito final, uma mensagem de Incentivo para juventude e sociedade em geral e tambĂ©m deixado os teus agradecimentos.

Cirilo Marta: A mensagem que deixo aos jovens Ă© que nĂŁo desistam de correr pelo que sonham, façam isso sem ter que transformar cabeça de quem quer que seja em degrau ou seja com respeito e humildade. Façam o que sabem e amam com disciplina. Agradecer ao portal nĂŁo somente por me terem dado o privilĂ©gio de partilhar o que penso sobre vários assuntos, mas tambĂ©m pelo esforço e trabalho que tem desenvolvido para o crescimento daquilo que Ă© a cultura municipal. 

Assim foi a nossa conversa com esse músico de poucas palavras, mas sábias palavras, é mais um dos pilares ou mesmo alcerce desse edificio que é o hip hop municipal, Cirilo Marta, homem que despensa apresentações.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.